domingo, 8 de abril de 2012

Sobre democracia representativa e democracia participativa

    Democracia representativa:o sistema político que é vendido para nós hoje como o mais viável para seguirmos com a civilização.Na opinião da maioria das pessoas a representatividade é a melhor forma de colocar as vontades do povo dentro da sociedade.Mas,será que essa afirmação é verdadeira?

   Nesse sistema político,há uma probabilidade muito grande de haver corrupções.Pense bem,se apenas um grupo de pessoas comanda um país é muito mais fácil comprá-las,suborná-las.Principalmente quando a relação entre subornador e subornado está entre os próprios políticos,como acontece muitas vezes.

   Muitos pensam que a corrupção do sistema só acontece no Brasil.Mas essa é uma falsa afirmação.A corrupção está presente em todos os países que adotam a democracia representativa como sistema político vigente,a diferença é que no Brasil a corrupção acontece em um nível bem maior do que a média mundial.

   A representatividade nunca alcançou o maior ideal da democracia que seria um governo pelo povo.Afinal,nenhum de nós teve o mínimo de participação em qualquer projeto votado pelos políticos,tornando assim a representatividade não um governo pelo povo,mas o governo de uma parte da população não sendo portanto uma verdadeira democracia.

   A democracia real não seria a eleição de representantes,mas sim de idéias,onde todos os cidadãos teriam influência sobre o que aconteceria na sua cidade,estado ou país.

   Mas aí você pode estar se perguntando:Como com a quantidade imensa da população atualmente,todos poderiam se reunirem para votar e debater sobre a algum projeto? Com a internet ficou muito mais fácil o acontecimento de uma democracia real,pois todas as pessoas estão ligadas,não havendo barreiras que impediam o debate e as eleições diretas.

   Concluo,portanto,que podemos com a tecnologia atual ter como sistema político uma democracia participativa ao invés de uma representativa.Afinal,por que deixaríamos alguém nos governar,se nós mesmos podemos nos governar?Pense sobre isso!


Por:Lucas Rodrigues da Silva

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário