segunda-feira, 11 de junho de 2012

Sobre os valores no capitalismo

 
  Os valores de uma sociedade são ideologias seguidas pelos indivíduos dessa sociedade,em sua maioria.Sem dúvidas analisar os valores é fundamental para  a explicação de uma sociedade.Não é diferente no mundo atual.Muitos fenômenos podem ser explicados ao se analisar os valores de nossa sociedade.

   Dentro da sociedade capitalista, sempre estamos sendo influenciados a adquirir bens, como se consumir fosse preencher um vazio dentro de nós e nos faria alcançar a verdadeira felicidade. Isso ocorre por causa de um valor capitalista presente em nossa consciência: o consumismo. Esse valor nos manipula de uma forma a nos fazer achar que a base da felicidade está na quantidade de coisas que temos, deixando uma eterna necessidade de consumo na mente dos indivíduos,como se só fossem ser felizes quando comprassem todos os novos produtos lançados no mercado.Já que nem sempre podemos comprar o que queremos,ficamos com um vazio dentro de nós,uma eterna sensação de frustração,como se sempre faltasse algo. Logo, o consumo que deveria ser a base da felicidade(segundo o consumismo) acaba contribuindo para a tristeza.

   Outro valor extremamente presente em nossa sociedade é o individualismo. Estamos sempre ouvindo frases como "estude para vencer na vida",nos dizendo que nosso sucesso depende apenas de nós mesmos, como se houvesse oportunidades para todas as pessoas, sem importar a condição social ou financeira. Infelizmente não há oportunidade para todos (no mercado de trabalho o capitalismo sempre tem uma oferta de trabalhadores maior que a demanda,pois hoje temos uma população muito grande e uma mecanização do trabalho muito avançada) e os que não conseguem um bom emprego ou até mesmo não conseguem um emprego são vistos como fracassados. O individualismo sempre leva a uma definição dos indivíduos como "fracassados" ou "bem-sucedidos" (sendo que os fracassados são sempre o maior número) levando a uma intensa estratificação social, não só pela condição econômica, mas também pela visão que as pessoas (influenciadas pelos individualismo) terão de um indivíduo, como superior ou inferior, de acordo com a quantidade de bens que ele tem.

   E essa valorização do indivíduo de acordo da quantidade bens que o mesmo tem ocorre por causa de outro valor importante dentro da sociedade capitalista: o materialismo. Já ouviram aquela frase "você é o que você tem"? É exatamente o que ocorre dentro da sociedade capitalista. A coisa deixa existir em função do homem para o homem viver em função da coisa. Como diria Marx "A valorização do mundo das coisas aumenta em proporção direta com a desvalorização do mundo dos homens". O materialismo exacerbado de nossa sociedade desvaloriza de tal modo o indivíduo, que hoje 1 bilhão de pessoas morrem de fome por ano, 100 milhões de pessoas moram nas ruas no mundo, enquanto 1% da população mundial concentra 40% das riquezas concentradas em suas mãos. E com o que nós nos preocupamos? Com o próximo carro que vamos comprar.

   Os valores criados pelo capitalismo estimulam os indivíduos a sustentar os fenomênos de pobreza e desigualdade exacerbadas criadas por esse sistema. Da mesma forma que os valores capitalistas sustentam esse sistema, uma mudança drástica nesses valores poderia derrubá-lo.Logo,cabe a nós revolucionários revolucionar nossos valores antes de nosso sistema.




 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário