sábado, 31 de dezembro de 2011

Manifesto contra a usina de Belo Monte

   Como muitos já devem saber há um projeto para construir no Pará uma usina hidrelétrica ,que,seria a terceira maior do mundo,chamada Belo Monte.O projeto propõe o barramento do rio Xingu,através de canais que desviariam o leito original do rio.Mas os impactos ambientais que serão causados são muito grandes.Culturas milenares acabariam,junto com uma grande diversidade da fauna e flora da área em que seria construída a usina.                                           

   No projeto,a construção da usina de Belo monte atingiria uma curva do Xingu chamada Volta Grande,mudando totalmente o fluxo natural do rio.Uma área de 100 km quadrados do rio secariam,afetando seriamente a vida da população à sua volta.Uma grande comunidade indígena tem feito da volta grande seu lar a gerações e sentiria impactos gigantescos em suas vidas(não poderão mais contar com a pesca,a água potável,os meios de transporte fornecidos pelo rio).Portanto seriam quase obrigados a deixar suas terras e se deslocar para as cidades,causando um grave aumento da população urbana e consequentemente maior aumento do desemprego e da pobreza nessas cidades,pois disputariam vagas na própria construção de belo monte com moradores locais e migrantes de outros estados.

 As pessoas que não conseguirem emprego usarão de modos ilegais de sobrevivência para se sustentar como a exploração da madeira,da caça,da pecuária ilegal,que são os maiores motivos de desmatamento na Amazônia.

 A região onde residirá a usina é muito rica em fauna e flora.Muitas espécies de animais,alguns que só aparecem naquela região,seriam perdidos.Na área do rio que secaria há uma grande biodiversidade,que também seria perdida com a construção de Belo Monte.

   Uma outra parte do rio subiria com a construção de belo monte,inundando uma grande parte da área urbana(aproximadamente 350 mil Km quadrados),e consequentemente,forçando a população(de 20 a 40 mil pessoas) que reside nesse local a se deslocar de suas terras e ficariam sem nenhuma perspectiva de para onde ir(provavelmente aumentaria as superpopulação nas cidades em volta).
 
   A água parada da usina possibilitaria a reprodução de vários insetos transmissores de doenças,aumentando ainda mais epidemias como a da malária.

   A construção de Belo monte ocasionaria várias formas de poluição.Por exemplo,a decomposição das árvores na área alagada pela usina liberaria uma grande quantidade de gás metano,que contribui muito para o e feito estufa,até mais do que o carbono,a energia gerada por Belo monte seria usada em várias usinas de mineração altamente poluentes,entre outros impactos.

   A construção de belo monte daria carta branca para o governo fazer várias outras hidrelétricas na Amazônia(não só na parte brasileira!), nos próximos 20 anos,represando vários outros rios tão importantes como o xingu,acabando com grande parte da riqueza da fauna,flora e culturas indígenas  pertencente à floresta.


Economicamente,belo monte é muito cara,porém dará lucro à algumas empresas por isso está sendo feita.Se antes de pensarmos na área econômica pensasemos na área social Belo Monte poderias ser substituída por projetos ecologicamente corretos e sustentáveis,como a energia solar,eólica,das marés,das ondas.Mas o principal a ser pensado não só pelo Brasil,mas pelo mundo é o uso da energia geotérmica que poderia fornecer energia renovavel durante,no mínimo 4 mil anos.Mas como sempre no sistema monetário vigente a solução mais eficiente se torna mais cara e não é usada para o bem da sociedade pois não dará lucro.

  Portanto Belo Monte traria muito mais malefícios do que benefícios.A usina não será nada sustentável e traria muitos problemas para a região a sua volta.Mas como tudo tem que dar lucro para ser posto em prática no sistema capitalista não veremos soluções sustentáveis para o problema energético porque não dará lucro a ninguém.Diga não à Belo Monte,diga não ao capitalismo,diga não ao lucro.Diga sim às soluções sustentáveis,digam sim ao bem estar social!









Por:@luc45R0drigues


Um comentário:

  1. Ola visando um entendimento com vários a cordos com os índios e a funai eu ubirajara tive a oportunidade de trabalhar e fabricar das 18 comportas as empresas que tais contrato ambiental social e mas não consegue nem pagar minhas verbas rescisórias e um sinal que no entanto, pequeno e se com os índios acontecer o mesmo e a natureza que e imprevisível

    ResponderExcluir