quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Capitalismo e bem-estar social

    O capitalismo é o sistema sócio-econômico vigente na maior parte do mundo.Levando em consideração que o bem-estar é um objetivo comum de todos os habitantes do planeta, vou apresentar nesse post como o capitalismo se relaciona com esse desejo humano.

   O capitalismo é baseado no lucro.Esse é o incentivo para todas as ações nesse sistema.Para algum produto gerar lucro é preciso que a demanda para obtê-lo seja maior que a oferta.Portanto é interessante nesse sistema gerar a situação de escassez de produtos.

   Porém quando algo é escasso significa que não haverá o suficiente dele para satisfazer a necessidade de todos que o desejam,o que não seria bom para o bem-estar humano.Por exemplo, é interessante para um capitalista produtor de arroz que esse produto atinja um estado de escassez, pois assim seu preço aumentaria e o produtor aumentaria seus lucros.Mas para o consumidor do arroz seria algo ruim,pois seria mais difícil comprar o arroz e a necessidade de absorver os nutrientes desse produto não seria saciada, já que o consumidor não adquiriu o arroz,o que não seria bom para o seu bem-estar.No capitalismo essa regra não é aplicada apenas no arroz,mas em todos os produtos.

    O lucro (que como vimos é o incentivo para tudo no capitalismo) está ligado à riqueza.Afinal,quanto mais uma pessoa adquirir capital, mais ela vai ficar rica.Porém a riqueza é ligada a um conceito que é extremamente ruim para o bem estar do ser humano: a pobreza.

   Pense bem, uma pessoa só é rica enquanto outra é pobre. Caso não acontecesse isso o ato de "ser rico" não teria nada de especial. E essa dicotomia (riqueza e pobreza) dentro da sociedade cria algo chamado de  desigualdade social.

   A desigualdade social é extremamente ligada ao bem-estar social. Afinal, quanto maior for a pobreza de uma pessoa, menor será o seu acesso aos recursos que satisfariam suas necessidades, que é algo ruim para seu bem-estar.

   Como vimos,o lucro é o incentivo para tudo no capitalismo. Para se obter lucro é necessário um consumo cíclico,ou seja,que as pessoas nunca parem de consumir.

   Mas vivemos em um planeta finito com recursos finitos.Um dia recursos essenciais à vida (como a água potável) e outros necessários para a economia capitalista funcionar (como o petróleo) irão acabar.Quando isso acontecer, não só o bem-estar humano estará em risco, mas a existência de vida no planeta também.

   O capitalismo é um sistema que perpetua a escassez, a desigualdade e a pobreza. A acumulação de capital está sempre acima do bem-estar humano. Cabe à sociedade perceber isso e perguntar a si mesma o que é mais importante: O lucro ou o bem-comum? Eu prefiro a segunda opção.


Por:Lucas Rodrigues da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário