sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Antissemitismo: Causas, conclusões e outras consequências.

  Antes de falar sobre o antissemitismo, deve-se entender sua origem.
O antissemitismo vem de alguns séculos atrás,bem antes do holocausto e da reforma protestante. Foi iniciado integralmente por cristãos. De fato, começou por causa da superioridade dos Judeus no comércio. Que se dava justamente na época mais escura todas, antes do iluminismo, na origem do capitalismo, no período feudal. Simplesmente, depois das cruzadas quando os europeus perceberam como é alto o estilo de vida dos ''hereges'' pagãos, decidiram importar alguns itens e especiarias.

  A situação dos europeus nessa época nunca foi uma das melhores. Mesmo dos reis, quando comiam, era com talheres de madeira (caso houvessem talheres), em um prato de madeira, e o único tempero raramente utilizado era o sal. Portanto, a comida européia tinha gosto de madeira com sal. Seus castelos possuíam muitas janelas, mas nenhuma cortina. Suas roupas eram feias, calorosas, mal-feitas, fedidas e incomodavam. A partir daí, quando as cruzadas voltaram falando das maravilhosas comidas cheias de temperos e das roupas que lhe brilhavam aos olhos de tão requintadas e confortáveis.
Imaginem então os servos da época, com os altos impostos e o domínio da Igreja Católica...

  Portanto, na época havia uma grande necessidade de trazer estes produtos para dentro da Europa para serem usados por seus nobres reis e honrosos padres. Precisava-se pois, de excedentes de produção, já que na época só se produzia o necessário (não vem muito ao caso) e de pessoas para trazer estes produtos, lucrando com o ato. É aí que entram os judeus e os burgueses.

  Durante esta época feudal em que o ocultismo e o obscurantismo, junto da igreja católica, dominavam o mundo (lê-se Europa) e consideravam o comércio como uma atividade pecaminosa. E como os feudos eram altamente influenciados pela Igreja, ninguém lá de dentro poderia se fazer desta ocupação.
Mas, haviam algumas vilas ( de onde vem o termo ''vilão''), que também são chamados de burgos ( de onde vem ''burgueses'') e quem morava lá, não tinha muito bem uma ocupação fixa; Uma assalto lá, um furto aqui... Logo se puseram em comerciar. Eles comerciavam porque eram Judeus, e não eram pressionados pela Igreja Católica pré-luterana.

  Comercio ia, comércio vinha, e os Judeus Burgueses só vinham a lucrar. Começavam com algumas pequenas feiras de comércio em cada feudo, organizavam caravanas... E sua superioridade de mercado crescendo a cada ano.

  E, exatamente um século depois do monopólio Judeu no comércio, a Igreja Católica liberou seus fiéis para comerciarem à vontade, por algum motivo que não cabe a se explicar aqui. Mas, ocorria um impasse; Como transpor a barreira de 1 século de vantagem? A resposta está no título. Foi aí que começaram os movimentos antissemitas. No começo, a maioria das ações antissemitas foram (são) da Igreja Católica.

  Mas, fora deste contexto também ocorreram movimentos antissemitas. Outro contexto que se aplicava o antissemitismo era quando a Igreja Católica caia na bobeira de reafirmar sua superioridade. Muito sangue escorreu e muitas cabeças rolaram com isso. Por exemplo:
''Entre a cruz e a espada'' : Os judeus passavam aqui, por uma coisa que se pode chamar de ''momento tenso''. Na sua frente, estava o Novo Testamento, a Bíblia Cristã, e no seu pescoço, uma espada. Ou eles aceitavam a sua nova religião cristã, ou eram decapitados.
Outro exemplo foi a expulsão dos Judeus da Espanha, que foi de um grande impacto futuro para essa nação. Esses Judeus fugiram para a Holanda, que teve muito a ganhar.

  Sobre a palavra, é preciso conhecer a diferença entre Antissemitismo e Anti-semitismo.
A palavra Antissemitismo é aversão exclusivamente aos Judeus. Já que muitas outras religiões são de língua semita, e nem todo Judeu é semita.
A palavra Anti-semitismo é a aversão a qualquer língua semita , isto é, etiópios, assírios ...

  Uma das últimas consequências do antissemitismo foi o Holocausto na Alemanha nazista. Morreram nada menos que SEIS MILHÕES de Judeus. Sendo que todo estado do Rio de Janeiro possui 8 milhões de habitantes. Muitas coisas do antissemitismo nazi-alemão ainda estão presentes nos dias de hoje. Alguns extremos comparavam os Judeus como ratos, e deveriam ser exterminados. Típica irracionalidade fascista. E se achou o antissemitismo alemão muito forte; Espere para ver seu anti-comunismo...

  Esperem por uma continuação deste texto explicando outra causas e motivos da Igreja Católica, com aproximação das consequências do Holocausto e da expulsão dos Judeus da Espanha. Abraços!




Por: Uriel Dias de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário