quarta-feira, 7 de setembro de 2011

O suposto sentido da vida.

  Posso afirmar uma coisa: O sentido da vida muda de cabeça para cabeça. Cada um tem seu sentido, seu ponto de vista, coisa que é só sua. Não posso, aqui, falar por todos ou para todos, tento só explicar o meu sentido, a minha vida...

  Há quem diga que o sentido da vida é ser feliz enquanto se vive. Não posso provar isso errado mas, em que consiste um ''ser feliz'' ? Seria ter a maior quantidade de prazeres, e a menor de desprazeres? Haja tarefa mais árdua e difícil que essa: Os prazeres vem juntos com os desprazeres. E, como a felicidade, o conceito de prazer varia de cabeça para cabeça. Meu prazer está em ler um bom livro durante horas, já para outros, isto é para demais loucura, algo inimaginável. Alguns, sentem prazer pelo trabalho, outros pelo estudo. E para cada livro que leio, e gosto, há sempre algum acéfalo pregando palavras pró nazismo e pró ditaduras. Para mim, não há desprazer maior que ouvi-los! Mas, nada posso fazer, a liberdade de expressão é uma via de mão dupla. Já para os que trabalham, como o conseguiriam sem estudar? Já para os que estudam, precisam de um sustento. Concluo, portanto, que a felicidade não é completa: E nunca será! Ela acaba, varia, e esta só está certa se composta por alguns bons momentos, que nos prestam um bom sentido para se viver.

  Alguns afirmam que o sentido de estar feliz é a liberdade. Mas, como essa possui problemas! E seu grande defeito é que nós estamos dispostos a pagar qualquer coisa por ela... Sim, pagar! É isso que meu senso histórico mostra: Desde os tempos de escravos até nossos tempos de século XIX a liberdade sempre foi conseguida por meio de alguma moeda de troca; Seja o capital, ou as lutas... E a liberdade dispensa isso! A liberdade não quer seu esforço, não quer seu dinheiro. Ela vem para quem a quer por excelência.

  Olhe só o que estamos tentando fazer, dar sentido para algo tão irrelevante. Precisamos entender porquê estamos aqui: Entender como chegamos aqui. Compreender isto é essencial para dar sentido a nossa existência. Quer dizer, somos um acidente. Um dia qualquer uma supernova resolveu explodir, matando estrelas e astros aos montes: E. acrescentando alguns bilhares de anos de evolução, teremos o que nós somos. Entenderás, então, quem tu és! Nossa existência não depende de um sentido: É tão curta que explicar se torna difícil. É como qualquer mamífero, fazemos todos iguais, nascemos, crescemos, reproduzimos e morremos algo tão simples e que envolve algo tão complexo, tão inexplicável.

  Nós é que damos sentido para a vida! Aliás, o que seria ela sem nós? O mundo gira em torno de nós. Concordo que, sim, somos um acidente celestial mas, qual o sentido da nossa vida sem nós mesmos? Contamos também, que toda a humanidade está ligada, por meio de sua unidade. Todos nós compartilhamos de ideias, pensamento, prazeres, desprazeres... Nossa vida seria incompleta sem a presença do outro! Tente viver sozinho: Nossa alegria está composta por nossa espécie.

  E, o que pensar sobre a morte? Imaginem se agente nunca morresse: Seriamos tão vívidos e intenso quanto somos? A morte nos motiva a viver, faz nossa vida correr mas, será que isso é suficiente para dar sentido a ela? Se contarmos que sim, nós vivemos pois, iremos morrer... E, sabemos que isso não é verdade. Nós vivemos por que vivemos.

  O sentido da vida é, portanto, o objetivo de vivê-la. O historiado vive pois, precisa de estudar a história. O professor vive, pois precisa ensinar. O engenheiro vive, pois é necessário melhorar nosso meio de vivência. Então, porquê o filósofo vive? -Vivem para nos fazer pensar, questionar...E muitos desses não conseguem aplicar um valor a vida... Que chance eu tenho? Sei que os tempos mudaram mas, as dúvidas são as mesmas, só evoluíram: Estão adaptadas para a nossa realidade.

  Sobre o sentido da vida, é possível escrever um livro tão grande como a bíblia, e tão intenso quanto o Manifesto Comunista de Karl Marx. Mas, será que é possível concluir um sentido para ela? Tão sem-querer, tão sem motivo, tão sem objetivo...Árdua tarefa essa, a dos filósofos... É mais difícil, pois, que explicar o universo para um leigo. Precisa de determinação de ambos os lados, e de tempo também.

  Continuo afirmando que nós damos sentido com as nossas ações! Claro, este sentido está limitado para o Vosso mundo: Nossa pequena e inigualável Terra; Onde não há vida, não há sentido para a mesma! E é com esse pensamento, limitado em nossa vontade, que nos torna impossível determinar um sentido para a vida. Não precisamos, pois, de um sentido para a vida: Necessitamos de um motivo para viver!




Por: Uriel Dias de Oliveira.

Um comentário:

  1. Claroq vc não me magoa ....
    só tentei responder a uma pergunta do texto q é esta q reproduzo (com bom católico.kkkkk) abaixo:

    "Muitos religiosos dizem que ser homossexual é pecado.Agora pergunto:onde está escrito isso na Bíblia?Tendo uma visão cristã-católica nunca li em nenhuma passagem da Bíblia algo que faça ser gay um crime."

    ResponderExcluir