quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Manifesto: Desenvolvimento Sustentável.

 Hoje, enquanto na escola, fomos indagados pela professora de redação em redigir um manifesto sobre os assuntos postos a mesa. Eu, como sou de evitar confusões, peguei o último assunto a ser escolhido, o rejeitado. Tal assunto é o desenvolvimento sustentável. Então, durante a aula de redação me pus a escrever. Não planejava postar isso no blog mas, minha determinação foi tanta, que o resultado vocês conferem a seguir, em poucas páginas:

MANIFESTO : Desenvolvimento Sustentável


  A política de desenvolvimento sustentável visa a condição de conservação do meio ambiente enquanto a sociedade e o ser humano evoluem de maneira constante. Não tendo a natureza como uma barreira mas, como um dos meios de facilitar o progresso.

  O grande problema do desenvolvimento não sustentável é que todas as ações feitas, terão suas devidas consequências desastrosas, de maneira que atrapalha demasiadamente nossa evolução.

  Por desenvolvimento sustentável deve-se entender que é um meio sustentável; Para alcançá-lo, é necessário que todos os meios da sociedade primem pela conservação da natureza, deixando o acumulo de capital para depois. Com a utilização dos recurso naturais, que são classificados como: Renováveis, não-renováveis e inesgotáveis. 

  Sobre os renováveis, são os mais valiosos de nossa riqueza natural. Pois, seus valores não tem fim. Nunca irão faltar, e pela lei da sustentabilidade, são nesses recursos que devemos compor a base do desenvolvimento sustentável. Pois, a nossa base deve ser fixa, e assim renovável como nossos recursos renováveis, sempre presentes na natureza.

  Para os não-renováveis, é necessário sua conservação. Pois, são limitados e de alto valor, por serem de uma limitação natural e por terem vasta aplicação em nosso meio de convívio humano. Estes recursos, depois de usados inteiramente, somem de nosso meio, ou levam um enorme tempo para reaparecer, assim como o petróleo, que é formado por sedimentos fossilizados.

  Os inesgotáveis devem ser vistos como uma alternativa para os não-renováveis. Sua principal diferença para os renováveis, é que estes são inesgotáveis por sua natureza, e estes, como a água, se torna renováveis com a interferência, ou ação, humana.

  O uso dos recursos apresentados depende inteiramente da situação do país, e são em seu conjunto, o primeiro algaritimo para o desenvolvimento sustentável, que só será alcançado com a devoção de cada componente da sociedade na preservação da natureza enquanto estes recursos estão sendo usados para o desenvolvimento da sociedade.

  Para isso, as leis de preservação ambiental devem punir rigorosamente com multar fiscais grandes e penas longas os crimes de destruição da natureza. Tais penas e multas vão depender inteiramente do impacto ambiental causado. E todo o impacto ambiental deve ser visto sem nenhum tipo de ''vista-grossa'' sobre qualquer empresa e são considerados de grande dano para a sociedade.
  
  Dentro do desenvolvimento sustentável, a preservação da natureza é vista como o único meio certo para a evolução da sociedade, e não deve ser considerado uma razão egoísta pois, não o fazemos por nós, ou por nossas vidas, e sim por quê entendemos o grande progresso que trás as nossas vidas. Sendo que o desenvolvimento sustentável é o mais apropriado meio de se viver. Por conseguinte, é o único meio de se desenvolver pois, de qualquer outro modo estaríamos apenas sobrevivendo contra a grande fúria imposta pela natureza.
  


Por: Uriel Dias de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário