sábado, 28 de janeiro de 2012

Sobre o ACTA e a censura da internet

   Há poucos dias vimos protestos contra as leis SOPA e PIPA,que poderiam acabar com a internet do jeito que conhecemos.Mas há uma ameaça ainda pior,chamada ACTA,que vem disfarçada de acordo comercial mas afeta a constituição dos países membros.

   Sobre o pretexto de proteger a propriedade intelectual o ACTA consiste em combater a falsificação de produtos e marcas.Mas a lei não especifica bem o que é a propriedade intelectual.Pode ser qualquer informação que possa ser registrada restringida e criminalizada.Ou seja qualquer compartilhamento de uma informação desse tipo poderia ser um crime.

   Mas onde isso afeta a internet?Vamos imaginar que você está no msn conversando com um amigo e decide enviá-lo uma música que não seja de sua autoria.De acordo com o ACTA você poderia ter o acesso a internet cortado,ser multado ou até ser preso.

   Porém o pior não é isso.O ACTA obrigaria os ISPs(os provedores que você paga para acessar a internet) a monitorarem toda a entrada e saída de arquivos de seu computador para procurarem arquivos protegidos por direitos autorais.Isso significa que tudo que tu fazes na internet seria observado.

     O Brasil ainda não participa do acordo.Isso significa que não seremos afetados pelas ações descritas acima.Porém sofreríamos de outra forma,pois muitos sites populares aqui(Facebook,Youtube,a maioria dos sites de downloads) fazem parte dos países membros e poderiam ser fechados por causa do acordo.Isso significa que também ficaríamos desprovidos de grande parte da informação da internet.

   Todos os protestos contra as leis SOPA e PIPA surtiram efeito e a sua aprovação foi adiada há alguns dias.Hoje estamos diante de uma ameaça muito maior chamada ACTA.A maioria dos países da União Européia já assinaram o "acordo comercial".A hora de proteger a internet é agora!

Nenhum comentário:

Postar um comentário