quinta-feira, 12 de janeiro de 2012

Sobre o crescimento econômico e o desperdícios de recursos

  Vivemos em um sistema econômico-social chamado capitalismo.Nesse sistema a quantidade de consumo é proporcional à quantidade de lucro.Ou seja quanto maior for a quantidade de consumo maior será o lucro dos produtores.

  Mas essa lógica econômica não está tornando os bens-de-consumo duráveis.Pense bem,se quanto mais consumo maior lucro,os produtos serão planejados para não durarem muito tempo e o consumidor terá de comprar outro,aumentando a economia.Isso se chama obsolência planejada.

   Esse modelo econômico gera também outras consequências.Aumenta a quantidade de lixo e também a quantidade de recursos reutilizáveis nesse lixo.Às vezes um produto precisa ser trocado por causa de uma peça por causa da obsolência planejada e todo o material utilizável de um bem de consumo se perde no meio dos lixões.

  Essa regra já perpetuada em nossa sociedade atingiu um ponto em que consumimos desenfreadamente sem pensar nas consequências que poderíamos fazer a natureza sofrer.Junto ao rápido crescimento da economia começamos a consumir em um ritmo muito mais rápido que a taxa de regeneração da natureza e alguns recursos finitos estão se esgotando,como é o caso do petróleo e da água potável.Chegará um ponto em que muitos recursos essenciais para a vida estarão esgotados se continuarmos consumindo dessa maneira.

  Concluo portanto que o crescimento econômico no capitalismo é inversamente proporcional à sustentabilidade do planeta e consequentemente da sociedade(afinal fazemos parte do planeta Terra).É impossível crescer para sempre num planeta finito.
Porém não percebemos isso e estamos cavamos nossa própria cova.


Por:Lucas Rodrigues da Silva

Nenhum comentário:

Postar um comentário