terça-feira, 6 de setembro de 2011

Copa de 2014:Populismo e corrupção

  Em 2014,como todos sabem,acontecerá um grande evento em nosso país.A copa do mundo.Porém será que estamos preparados para receber esse evento?Será que os governantes não estão usando esse evento para encobrir os problemas sociais do país?Será que é certo o uso de dinheiro público na construção de estádios privados?

   A copa de 2014 já está sendo usado como argumento de crescimento social-econômico pelos governantes e pela mídia.Na verdade não consigo enxergar tal crescimento.Um exemplo é a África do sul,que recebeu a última copa,e hoje é o país mais endividado do mundo,a maioria da população continua vivendo em baixos parâmetros sociais.Os únicos beneficiados são empresários que bancam o evento.

  Outro ponto é o uso de dinheiro público na construção de estádios e a isenção de impostos para a construção de arenas futebolísticas.O imposto que minha família paga não pode ir para a construção do estádio do Corinthians,quando se falta tantos serviços públicos,como hospitais e escolas que tenham qualidade.

  Não se enganem.O estádio do Maracanã não existe mais.A arena que será construída no local onde era esse patrimônio público não é o Maracanã que conhecemos.E além do mais essa obra tirou os lugares populares,onde a grande massa popular assistia aos jogos.Está sendo feita uma total destruição de patrimônio público.

  O preço das reformas nos estádios é outro absurdo.O estádio que está sendo construído em Itaquera fechou os preços em 700 milhões.Um preço muito alto para o que será oferecido ao espectador.Arenas de mesma qualidade foram construídas na Inglaterra por um preço de 400 milhões de reais.Sem falar que vários dos estádios que estão sendo reformados,já sofreram reformas para o PAN 2007.O grande problema é que os clubes aceitam ser explorados por essas empresas privadas que cobram esse preço.

  O preço dos ingressos para assistir os jogos será bem alto.Quem assistirá as partidas serão apenas pessoas de classes sociais altas e estrangeiros que tenham dinheiro.A copa não será do povo.Falo isso com base no preço dos ingressos para ver jogos nacionais e pela retirada de lugares populares dos estádios.

  Pessoas estão sendo despejadas de suas casas para o acontecimento de obras.Isso é um fato comum em países que sediaram grandes eventos,como a África do Sul,a China,a Índia,entre outros.No Morro da Providência,no Rio de Janeiro,mais de mil moradores estão correndo risco de perder as suas casas.O projeto de obra nunca foi mostrado aos moradores,que não serão os beneficiados com a obra.Toda essa obra que está sendo feita para a copa é para esconder a real situação da população brasileira aos estrangeiros.

  Enfim,toda essa conversa de benefício da população são argumentos populistas para fazer a cabeça da população à uma imagem distorcida do que será a copa.Os beneficiamento não será para a população pobre.As obras não estão sendo feitas para o uso da classe trabalhadora.O NOSSO dinheiro está sendo usado na construção de estádios caríssimos,sendo que alguns não terão utilidade depois da copa e serão demolidos.Por isso temos que lutar por uma copa do povo!
 

 

  Por:Lucas Rodrigues da Silva

3 comentários:

  1. Os antigos romanos usavam tática parecida para conquistar a massa alienada e ignorante. Davam migalhas para a população e oferecia espetáculos com gladiadores. Em troca o Império manipulava o povo como queriam. Será que com o PT os futuros presidentes também ganharão o título de César?

    ResponderExcluir
  2. Já escrevi sobre isso.

    http://nihil-lemos.livrespensadores.org/filosofia/uncategorized/por-que-sou-contra-a-copa-do-mundo-e-as-olimpiadas-no-brasil/

    Abraços e parabéns!

    ResponderExcluir
  3. Obrigado Nihil.A copa,ao contrário do que a mídia fala,não trará benefícios ao povo se deixarmos as coisas acontecerem do jeito que estão acontecendo.Mas acho que com uma forte ação popular poderemos mudar o rumo dos acontecimentos.O despejamento da população pobre de suas casas,me lembra a velha história de quando a família real veio ao Brasil e se colocava P.R(príncipe regente)nas casas onde os nobres morariam.

    ResponderExcluir