sábado, 3 de setembro de 2011

O imperialismo dos EUA:política externa de repressão



  O imperialismo americano teve origem após a Primeira Guerra Mundial, em que os Estados Unidos da América se promoveu sobre o imperialismo Inglês com a venda de sua produção bélica. Lucrou muito, cmo base nas dívidas obtidas com a Europa, onde começou a lucrar muito. O engraçado é que os E.U.A. foram colônia de exploração e povoamento da Inglaterra. E as divergências começaram a aparecer quando a Inglaterra quis proibir a escravidão.

  Desde que os EUA começaram a virar uma potência,começaram a adotar uma política externa de dominação de outros povos e repressão através da guerra.O nome dessa política é imperialismo.O grande problema é que essa postura,ao contrário do que pensam muitas pessoas,ainda existe.Quando vemos os EUA invadindo o Iraque,a grande mídia(que apoia essa política) criticando o governo Cháves são ações imperialistas tomadas pelos E.U.A.

  Uma das mais recentes grandes ações imperialistas dos E.U.A foi a invasão ao Iraque.Tudo começou com a farsa do 11 de setembro.Não vou me aprofundar muito nesse assuntou,pois vou escrever mais em um outro dia .Depois colocaram a culpa nos muçulmanos.Fizeram uma lavagem cerebral para a população acreditar nessa farsa através da mídia e invadiram uma país mais fraco que era contra essa política de dominação.O que está por trás a invasão ao Iraque são principalmente a questão do petróleo.A venezuela e o Irã são grandes candidatos a serem invadidos pelos E.U.A.

  Quando o presidente Barack Obama chegou ao poder,analisando suas propostas,a maioria das pessoas pensava que essa política de dominação acabaria.Porém ao passar de aproximadamente 2 anos de mandato não vimos isso.Só vimos uma eficiente publicidade.A base de Guantánamo continua torturando,os soldados estado-unidenses continuam no Iraque e no Afeganistão e recentemente a invasão à Líbia.Foram apenas promessas que não foram cumpridas.

  A sociedade norte-americana é educada desde cedo para apoiar esse imperialismo.Desde pequenos os estado-unidenses ouvem que podem tudo e que são superiores a os outros povos.Na verdade a doutrina do destino manifesto dura até hoje nos E.U.A.Eles realmente acreditam que são escolhidos por Deus para dominar o mundo.Não estou generalizando toda a população estado-unidense.Nesse mesmo país norte-americano existem pessoas que pensam e são contra a política de dominação.Mas a grande maioria tem esse pensamento,pois desde pequenos sofrem lavagem cerebral.

  Ao contrário do que muitos livros de história nos fazem pensar,o imperialismo ainda existe e está sendo exercido a todo tempo.É só olhar a nossa volta.Na nossa cultura temos traços do imperialismo americano.Nós comemos o que eles comem,jogamos o que eles jogam e hoje temos que aprender a falar a língua que eles falam.É quase uma pacto colonial.Não podemos ficar parados enquanto somos dominados por outra cultura!



Por:Lucas Rodrigues

Um comentário:

  1. a costituição apostolica evangeliae vitae sugeri uma interpetação de qualquer relação sexual (no documento fala entre heteros....mas veja se não faz sentido pra todos heteros ou lgbt´s) que não a colhe a vida não é amor
    quando caim mata a abel na versão em hebraico(disseram e eu creio q seja assim mesmo) Deus diz: os sangeus dos eu irmão estão em suas mão. um famoso rabino comentou q além da morte de caim toda a vida que não nasceu por culpa da morte de caim pereceu.

    Ou seja se negar a ver o sexo como forma de acolher a vida das crinças q serão geradas é não ter a visão correta de Deus para a (geração da) VIDA

    visão esta alais q tb coincide com a teologia do corpo de Beato joão paulo 2

    certo teologo católico(q tb defende a ordenação de mulheres --- o q o papa já falou q é dogma não ter---) discute se tais citaçoes abaixo são uma condenação a homosexualismo

    Mesmo segue seguem : GÊNESIS 19,JUÍZES 19:21:23,LEVITICO 18: 22,
    ROMANOS 1:26 ,27,I CORINTIOS 6:9,10,11,
    I TIMOTEO 1:9,10



    além disto os católicos tb creem no catecismo da igreja católica que diz q é um pecado grave

    veja estes link de sites católicos :
    http://www.comshalom.org/formacao/exibir.php?form_id=1343
    http://sociedadeapostolado.blogspot.com/2008/05/o-homossexualismo-segundo-o-catecismo.html

    qualquer duvida estou no twwiter @tvnauta

    ResponderExcluir