terça-feira, 13 de setembro de 2011

Os diferentes tipos de socialismo

  No século XX vários países passaram a adotar o regime socialista.Mas cada um o fazia de diferentes maneiras.Normalmente quando se fala de socialismo vem a nossa mente a imagem do regime adotado pela URSS.Mas em outros países,como por exemplo o socialismo chinês,que é bem diferente.

  A China adota o socialismo de mercado.Se trata de um regime socialista soviético(o mais tradicional)para a população,onde há muitos gastos com a educação,saúde, as necessidades básicas,porém quase não há liberdade de expressão.Mas em sua política externa adota princípios capitalistas.Recebe investimentos de empresas privadas,investe grande quantidade de dinheiro em outros países,porém com o estado sempre se sobrepondo as empresas.Muitas vezes chega a ser imperialista.

  Na década de 1970 um grupo de guerrilheiros que se chamavam sandinistas fizeram uma revolução na Nicarágua.Na verdade o regime sandinista não é socialista,só coloco aqui por ser bem parecido em seus princípios.O governo nicaraguense adotou medidas como a reforma agrária,uma grande campanha de alfabetização de adultos(que aliás foi muito eficaz).Pode notar-se a diferença do regime sandinista para o socialista ao ponto que nem toda a propriedade era estatal.Ainda existiam pequenas e médias empresas.A parte econômica também foi diferente ao ponto de receber ajudas econômicas tanto da URSS como de governos liberais como a Suíça e a França.O governo também manteve a liberdade de imprensa e também quando perdeu as eleições não tentou se manter no poder de qualquer maneira.

  O Chile também viveu uma experiência de 3 meses como socialista.Em 1970,pela primeira vez na história,um presidente com princípios marxistas foi eleito.E seu nome era Salvador Allende.O mesmo acreditava que o Chile deferia transgredir do capitalismo para o socialismo.Investiu nos serviços básicos da população,estatizou os bancos.A grande diferença é que ele respeitou a constituição nacional do primeiro ao último dia,sempre respeitou a liberdade de imprensa.Na época muitos jovens foram para o Chile estudar a situação social.Porém o presidente chileno sofreu um golpe de estado bancado por nossos "amiguinhos" que vivem no norte,implantando uma ditadura que foi uma das mais cruéis da América Latina.

  Na Venezuela Chávez adota o que ele chama de "socialismo do século XXI".Consiste no mesmo princípio utilizado em Cuba,onde se fala que devemos lutar contra o imperialismo dos EUA,investir na sociedade.Porém Chávez usa o petróleo para manter a economia estável.Por isso muitos contestam Chávez,pois ele usa do produto mais cobiçado pelos capitalistas para obter lucro.A o contrário do que muitos falam,na Venezuela a imprensa tem sim liberdade.As mídias empresariais que criticam o governo,as mídias estatais,que obviamente falam bem do governo e um movimento bem interessante que são as mídias populares onde se passa a situação na visão do povo.

  Nunca devemos generalizar a palavra quando se fala de socialismo.O sistema adotado no leste europeu foi diferente dos adotados principalmente na América Latina.Na minha concepção de socialismo,deveríamos transgredir de sistema de uma forma democrática,sempre utilizando a razão,nunca a violência.O livro  Manifesto comunista passa uma imagem de um socialismo que nunca conseguiu ser alcançado por nenhum governo.Por isso os partidos de esquerda devem trabalhar sempre mais para alcançar tal objetivo.

 
Por:Lucas Rodrigues

4 comentários:

  1. Bom texto, mais como poderíamos transgredir o socialismo ?? nao seria o caso de passarmos ao comunismo ??.... o amigo sabe a diferença entre sistema de governo, forma e regime ??

    ResponderExcluir
  2. A passagem que falo seria do capitalismo para o socialismo.Acredito que a única forma do socialismo se concretizar na sociedade seria através da democracia.A razão de querermos a implantação do socialismo é sermos controlados por empresas privadas.Se o governo que se autodeclara socialismo for autoritário com a sociedade a mudança de sistema não terá adiantado.

    Sistema de governo seria qual é como é dividido o poder estatal.Ex:Monarquia absoluta ,parlamentarismo,república presidencialista,entre outros.

    A forma de governo seria como os governo a forma que o estado se organiza para controlar a sociedade.Seria a relação entre governantes e governados.Ex:Monarquia,república,anarquia(ausência de governo)


    Regime de governo seria a forma como o governo lideraria a sociedade.Ex:Regime totalitário,regime democrático e regime autoritário.

    ResponderExcluir
  3. os partidos de esquerda deveriam lutar pelo poder popular

    mas se aliaram á veja á folha á globo e a agenda de embaixada americana que quer pq quer nis enfiar goela abaixo q prender quem discorda do homosexualismo é bonito !!!!!!!!!!!!!!!!!!


    quem sera a porxima vitima da embaixada american da folha e da veja .....


    daqui a pouco quem optar por Cristo e dizer não a exploração

    vai ter q ver estes mesmos parlamentares defendeo uma plc 122 contra a capitlalofobia


    esta eu já sabia
    homofobia é invenção da burguesia !!!!!

    ResponderExcluir
  4. Receio descordar de você,meu caro.A homofobia está em nossa sociedade,é só andar um pouco pelas ruas para perceber isso.

    Uma vez ou outra vejo homossexuais sendo agredidos-muitas vezes mortos-por playboys que não sabem o que fazer da vida.Na época das últimas eleições vários extremistas religiosos fizeram campanhas homofóbicas,tratando a homossexualidade como uma doença .

    Discordo que a homofobia seja uma invenção da burguesia e concordo com as propostas da PL 122.

    ResponderExcluir