segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Da produção no regime capitalista.

  Primeiro, se repararmos como se desenvolveu a produção no regime capitalista, notaremos que, deste modo de produção, originam-se mercadorias. Mercadoria não é um produto qualquer. É, antes de tudo, um produto destinado ao mercado. Ou seja, para suprir necessidades gananciosas e para o lucro. O que diferencia o produto de uma mercadoria é que o primeiro é destinado a atender nossa própria necessidade.

  Por exemplo, quando um camponês faz sua plantação de trigo. E, do trigo, faz pão, é somente um produto. Quando um latifundiário planta milhões de sementes de trigo, e produz pão para que seja vendido em um grande mercado consumidor, o pão se torna uma mercadoria. O produto, portanto, se torna mercadoria quando é produzido e vendido, pertencendo ao comprador, e não ao produtor.

  No meio de produção do regime capitalista, tudo produzido é destinado à venda. Tudo é mercadoria. Porque o fabricante não faz para seu próprio consumo. Faz com a finalidade do lucro. Da venda. No capitalismo tudo se passa assim, seja qual for o produto.

  E a produção de mercadorias pressupõe a presença de propriedade privada. E sempre que existe propriedade privada, ou mercadoria, há uma coisa chamada de ''concorrência'', caracterizada como  uma luta em torno do comprador.

  Sendo assim, a primeira característica do regime capitalista é a produção de mercadorias, que seriam produtos destinados ao mercado.

2 comentários:

  1. Camarada muito bom o texto.Penso que temos que fazer mais textos didáticos assim, pois uma grande parte de nosso proletariado ainda não tem condições de ler um "Capital" por exemplo.

    @aloisiofcs

    ResponderExcluir
  2. Vou tentar fazer uma série com textos didáticos sobre o capitalismo. Curtos e com uma linguagem clara. O próximo será sobre a monopolização dos meios de produção. Abraço!

    ResponderExcluir