quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Quando a música manipula e quando liberta.

  Hoje em dia está na moda escutar bandas como Restart e Cine. Bandas que, na minha opinião, devem ser diferenciadas de artistas verdadeiros como Renato Russo e Cazuza. Tudo isso por uma simples diferença: Uns são produtos da mídia, que invadiu a indústria da música com bandas que possuem letras que nos afastam de nossa realidade social, sobretudo, nos alienando.

  E a indústria da música é tão poderosa que consegue arrastar legiões de pessoas para os seus interesses. Na maioria, jovens. São atraídos com letras altamente apelativas de um sentimentalismo que tem andado muito falso e imaturo. Nesse caso, a música te manipula. Passa a ser só mais uma indústria burguesa.

  Agora, o movimento conhecido como ''Punk Rock'' surgiu como uma alternativa para a moda que estava sendo lançada. A música falava dos problemas sociais do subúrbio dos Estados Unidos da América, e mais tarde foi espalhado pelo Brasil.

  Por muitas vezes o movimento Punk foi confundindo com um movimentos político, mesmo que muitos dos punks sejam apolíticos, a grande maioria é de esquerdistas: sejam comunistas ou anarquistas.Mostrava a juventude como uma parte realmente revolucionária da sociedade.

   Os movimentos jovens das gerações passadas eram todos uma crítica à todas as maldades que acontecia nesse mundo.Não só uma crítica,mas uma luta concreta.Uma luta não só artística,mas ideológica à realidade social do sistema.A música era um movimento libertário da juventude.

  Porém com o avanço do capitalismo e dos meios de comunicação burgueses a música e a arte vem deixando de ser um movimento social contra o sistema.Se tornou apenas mais uma mercadoria para o mercado capitalista,que da muitos lucros por sinal.

  Como consequência disso a juventude vem perdendo cada vez mais sua característica revolucionária,pois está sendo alienada por uma arte capitalista que não mostra o mundo como é de verdade,mas sim por idéias fúteis e imaturas,que vem firmando uma ideologia dentro da mente jovem.Uma ideologia vendida,como qualquer outra coisa dentro do capitalismo.É nisso que a música está se transformando.Uma mercadoria.


Por: Lucas Rodrigues e Uriel Dias. 

3 comentários:

  1. Cara bem legal o texto! Curti velho!!! Valeu Man!

    ResponderExcluir
  2. Ficou bom no geral, só tropeçou em algumas partes. Parece que você quis dizer que música não-vendida precisa sempre ser uma crítica e/ou Punk Rock. O que claramente não é verdade...

    ResponderExcluir
  3. Na verdade não é interessante para os interesses ideológicos do atual governo, ter este tipo de revolução ...

    ResponderExcluir