sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

SOPA, a queda do Megaupload e a vingança dos Anonymous

Quinta-feira, 19 de janeiro, por volta das 16:00 (horário de Brasília), o servidor da gigante de downloads Megaupload caiu, como consequência do SOPA. O Megaupload, não sendo um site com pagamento obrigatório, facilitava a distribuição de arquivos piratas (que o SOPA visa encerrar).

Porém, a queda do Megaupload não foi causada apenas pelo SOPA. A informação oficial é que o site estimulava a pirataria (distribuição de arquivos gratuitamente em seu servidor) e o dono estava envolvido com lavagem de dinheiro.

Como resultado da queda do site e prisão de seu dono, os Anonymous declararam guerra aos americanos. Importantes sites, como o da polícia de Utah, centro de direitos autorais, site do FBI e o próprio site da Casa Branca foram atacados. Dessa vez, com um diferencial: os sites não foram invadidos (hackeados), mas sim, forçados a desligar por meio de um ataque DDoS (Distributed Denial of Service, negação de serviço distribuída), que consiste basicamente, em um acesso maciço de vários computadores ao redor do mundo em um mesmo site (mais acessos do que o servidor consegue suportar, gerando lentidão e eventualmente a queda do servidor). Parece simples, mas são sites com grande influência, então devem ter um grande número de slots (acessos simultâneos que o servidor é capaz de suportar).

É algo impactante, sem dúvida. Mas o SOPA e PIPA não são os únicos problemas. Por que não passamos a dar a devida importância a outros problemas, também de ordem mundial.

Por: Rodrigo Gallert

Um comentário: