segunda-feira, 10 de outubro de 2011

As contradições anti legalização da Cannabis

  Recentemente,surgiu um grande movimento pela legalização da maconha.E esses movimentos foram banalizados por toda a sociedade,influenciada pela mídia.Devemos discutir melhor esses temas polêmicos e não colocar verdades absolutas sem estudar mais esses assuntos.

  Desde os tempos antigos o ser humano cultiva a maconha e usa-a tanto para o fumo como para matéria-prima de bastantes coisas.Por exemplo,a maconha pode ser usada na fabricação de roupas,como biocombustível,na fabricação do papel.E o mais importante:pode ser um grande remédio.Essa droga é um forte aliado no combate em várias doenças,como por exemplo a esclerose múltipla.E esse é também um grande motivo na criminalização de tal erva.A indústria farmacêutica é uma das mais rentáveis do mundo.E para continuar assim,teria que vender seus remédios.A maconha como um remédio natural que pode ser plantado em casa atrapalharia muito os lucros dessas empresas.Então por que a criminalização da maconha foi feita por um caso de saúde pública?

  Há alguns mitos sobre os males que a maconha traz ao nosso corpo.Nos EUA na década de 1970 o presidente republicano Ronald Reagan iniciou uma campanha de guerra contra as drogas,que dura até hoje.Um de seus argumentos era que em uma pesquisa feita pelo governo dos EUA alguns cientistas teriam descoberto que a maconha mata os neurônios.Para isso,oficialmente ele usou macacos com alta dose de maconha,cerca de 30 baseados por dia.Nessa pesquisa os macacos morreram em 3 meses.Porém a verdade é que ao invés de usarem 30 baseados por dia,foram usados 63 baseados bombeados por uma máscara de gás durante 5 minutos nos macacos,de forma que seria impossível dos animais respirarem.Ou seja,seus neurônios morreram por falta de ar,não pela cannabis.

  Também se usa de argumento para a proibição da maconha que essa erva causa câncer de pulmão.Porém não há um caso registrado de morte por câncer de pulmão pelo uso dessa droga.E nunca apresentaram as provas necessárias para tal afirmação ser verdadeira.E recentemente saíram estudos provando que a maconha não causa essa doença,pois é natural e não é radioativa.

  A maconha também causa muito menos danos a saúde do que muitas drogas comuns.O cigarro(entre as mais comuns) é o que mais mata(mais de 400 mil mortes por ano)e bastantes governos subsidiam o cultivo do tabaco.Logo depois vem o álcool,com mais de 80 mil mortes por ano.E antes da maconha há muitas outras drogas nessa lista,como o café(10 mil mortes por ano),alguns remédios anti-dor(mais de 7 mil mortes por ano).E quantas mortes são causadas pelo uso da maconha?Nenhuma.Em nenhum lugar do mundo nunca foi registrado alguma morte pelo uso da cannabis.

  Também dizem que a maconha é porta de entrada para outras drogas.Mas não é o uso da cannabis que faz a pessoa utilizar substâncias mais fortes e sim a proibição faz acontecer tal fenômeno pois quando o usuário de maconha vai ao traficante comprar tal erva e o traficante não a tem,o mesmo estimulará o comprador a usar algo mais forte.Nunca foi encontrada em nenhuma pesquisa alguma substância presente na maconha que faça a pessoa querer outras drogas,afinal essa droga é de tipo relaxante e as mais fortes,como a cocaína ou a heroína,são drogas estimulantes,te deixam mais agitado.Seria a mesma coisa de falar que uma pessoa começou a beber cerveja porque bebia suco.

  A verdade é que a criminalização da maconha é usada para encobrir as verdadeiras questões sociais que levaram a pessoa a usar drogas.

  A maconha é uma droga que faz mal,como todas as outras que usamos e causa dependência,mas nada que possamos falar como algo fora do normal.A grande questão dentro da legalização da maconha é que legalizada essa droga ficaria mais barata e portanto daria menos lucro.A sociedade deve parar para pensar e rever seus conceitos de legalidade.Por exemplo eu não sou usuário dessa droga mas compro a causa da legalização.Afinal o justo seria que se é legalizado o álcool,o café a maconha também teria que ser legalizada e se a maconha é proibida deve se proibir tudo também.O que não pode é desfavorecer os usuários de uma droga sem motivos concretos.

Obs.:  Enquanto você diz não para a legalização, está decidindo por milhões de pessoas, que querem suas 'ervinhas' legalizadas. Se diz sim, não decide por ninguém além de você. Logo, a liberdade diz sim para a legalização. E, como estamos vivendo em um Estado ''Democrático'' e que se preza a liberdade individual do ser humano, é de crucial importância para o Estado que a Cannabis seja legalizada, por uma simples questão de liberdade.




Por:Lucas Rodrigues da Silva

Um comentário:

  1. Gostei da abordagem, o caminho é esse, questionar o pq é assim ? ou pq não ?... claro que no tema especifico, a legalização na cannabis, é assunto delicado, gera prejuízos sociais tbm, comprovado mesmo na holanda e em estados americanos... mas hora... pq nao exaltar seus benefícios..
    vamos analisar superficialmente, se a venda da maconha gera tanto lucro aos traficantes, pq nao reverter esse lucro para o estado ?.. o estado pode vender cannabis de melhor qualidade, por preço aprazível, cobrar impostos sobre isso e rever em publicidade, educação e saude... todo o lucro da venda deve ser destinada a educação publica e conscientização sobre vicio e dependência... ta ai..uma questão q deve ser refletida.
    gostei parabéns !!

    Legaliza Brasil...q vira paraíso !

    ResponderExcluir