segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Música, mídia e drogas

Em primeiro lugar, o que é a música, a mídia, as drogas e a relação entre cada um desses temas ?
Música é todo som produzido por um meio natural ou artificial, seja ele por meio de cordas (piano), teclas (teclado), ar (flauta ou pregas vocais) ou algum outro meio de repercussão sonora. Alguns livros definem como a forma de arte constituída por uma organização de sons e silêncio em um período de tempo, outros como um som agradável e que traga paz.
Mídia é todo o meio de comunicação massivo, seja ele a TV, o jornal, a internet, até mesmo folhetins, filmes, livros, etc
Drogas são quaisquer substâncias químicas que provocam uma alteração no cérebro ou no sistema nervoso central (SNC).

Agora, qual a relação entre cada um desses temas ?

A música se relaciona com a mídia da seguinte forma: um artista cria sua música, e quer divulgá-la. Qual o meio mais fácil ? A internet (mídia). Então, nosso amigo divulga seu trabalho de forma massiva, acessível a qualquer momento por milhões de usuários ao redor do mundo, em qualquer ponto com wi-fi, ou a partir de seu celular. Então, esses milhões de usuários irão julgar o trabalho desse músico. Se grande parte da população julgar bom, pode ir pra TV, que possui muito mais repercussão. Esse é o trabalho da mídia. Divulgar o trabalho de um indivíduo.

A mídia, por sua vez, se relaciona com as drogas principalmente ao divulgar seus males, evitando um novo mercado consumidor entre a juventude. Porém, frequentemente acaba falhando, porque os jovens querem, necessitam desesperadamente, provar algo novo. Isso acaba os levando às drogas, como única alternativa pra não cair na rotina. Acabam experimentando tudo. Heroína, crack, maconha, cocaína, o famoso e destruidor óxi, morfina, o já rodado lança-perfume, ecstasy, LSD, cogumelos, cola de sapateiro, álcool e muitas outras substâncias. Porém, a droga em si não é ruim. Os remédios que tomamos para tratarmos doenças também são drogas, porém em dose controlada. Tanto que existem vários tipos, de diferentes "forças" viciantes. São classificados por tarjas.

Mas, de que forma poderia a música se relacionar com as drogas?
É fato bastante conhecido (e criticado pela mídia) que músicos acabam usando drogas como uma fuga da pressão da fama ou fonte de inspiração para suas composições. As drogas depressoras, como a maconha, possuem um forte poder criativo. Grande parte dos músicos compõem suas obras de arte quando estão sob efeito da maconha. Mas, não quer dizer que não hajam músicos geniais que não usem. É algo raro, mas existe. Um exemplo nacional, é o ex-Engenheiros Humberto Gessinger, que não usou droga alguma (ao menos não divulgou o fato), exceto álcool, durante sua carreira. Um exemplo internacional, é o vocalista e líder da banda grunge Pearl Jam, Eddie Vedder, que como qualquer mortal, usou (abertamente) apenas álcool.

A mídia, nessa hora, se prova especialmente hipócrita, visto o fato que condena a população por usar maconha, mas não condena um músico internacionalmente famoso por usar LSD. É como se os músicos, por estarem na mídia, não fossem humanos. Para a mídia, é como se artistas fossem deuses que devem ser venerados pela população. E é por essa razão que acaba cuspindo músicos sem talento algum, como se fossem verdadeiros heróis e deixando os bons músicos de lado.

O que nos leva a seguinte conclusão: a mídia distorce a música e faz parecer que "ser famoso e usar drogas, é bonito. Ser desconhecido e usar drogas, é feio".
Não é a mídia em si que é ruim. A mídia é um excelente instrumento de divulgação. É o uso que nós, homens, fazemos da mídia e a nossa preguiça pra mudar isso.


Por: Rodrigo Gallert

Nenhum comentário:

Postar um comentário