quarta-feira, 19 de outubro de 2011

Individualismo do mundo moderno-Parte 1

  Estamos em uma fase de nossa história em que o predominante são os interesses pessoais.Podemos ver isso ao olharmos apenas um pouco ao nosso redor.Quando andamos de carro,na nossa escola ou trabalho todas as ações que um indivíduo toma é em benefício próprio.O problema é que às vez o que é bom para você atrapalha o conjunto.

  Esse pensamento individualista começa na nossa educação.Sempre ouvimos seja na escola ou em casa que devemos trabalhar muito e nos esforçar para termos sucesso profissional e enriquecermos.Mas os educadores se esquecem que antes de se trabalhar para seu próprio benefício se deve trabalhar para a sociedade e portanto deve-se fazer o que gostamos,o que fazemos melhor para servirmos bem a sociedade.Não trabalhar em algo apenas porque nos dará dinheiro,pois assim não seremos bons profissionais.

  Muitos acontecimentos macabros acontecem por causa do pensamento individualista.Mas o principal é a guerra.A guerra nada mais é do que dois ou mais indivíduos que tiveram seus interesses em conflito e decidiram resolver seus problemas na força.Porém normalmente não pensam no que sua divergência de interesses pode acarretar ao próximo e matam milhões e milhões por causas pessoais.

  Na política também podemos perceber esses individualismo.Os políticos,que deviam zelar pelo interesse público,ou seja, de todos,fazem as leis favorecendo uma ou outra pessoa e desfavorecem outras com suas atitudes.Por exemplo uma pessoa que defende o interesse pessoal de um latifundiário dentro da política é contra a reforma agrária que é de interesse público.O individualismo é também um dos motivos da corrupção mundial(pois não é somente no Brasil que ocorre corrupção).Se antes de roubar dinheiro público o político pensasse no que esse ato estaria acarretando a sociedade e se importasse com os danos causados não haveria tanto roubo.

  A não preocupação com o aquecimento global também é um dos frutos do individualismo excessivo.Pois quem está poluindo o planeta já terá morrido na época em que os efeitos do aquecimento estiverem insuportáveis e portanto não sofrerá as consequências.Não dão a mínima para as próximas gerações.

   Hoje o capitalismo conseguiu desunir as pessoas através do individualismo.Não lutam contra as injustiças sociais porque não afetam diretamente a elas,mas esquecem que está afetando ao próximo.Ou seja as pessoas não dão a mínima para as pessoas que passam dificuldade,contanto que não sejam elas a estarem passando.

  O que quero dizer,caro leitor,é que o homem é um animal que vive em sociedade e por isso deve pensar em conjunto.O individualismo atrapalha o andamento da sociedade e historicamente  aprendemos isso.Mas o andamento da sociedade não está mais na mente das pessoas.O capitalismo conseguiu transformar as pessoas em feudos que vivem em guerra entre si.Não estou aqui dizendo que todas as pessoas são iguais e pensam iguais.Só digo que ao pensarmos em sociedade não podemos nos levar por interesses pessoais.



Por:Lucas Rodrigues

Um comentário:

  1. Adorei o texto. Pensar e trabalhar coletivamente é fundamental. Infelizmente vivemos numa sociedade em que muitos querem tirar vantagens. A mudança deve começar na escola. @cristinaferber

    ResponderExcluir