segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Desmascarando o comunismo.

  O post, que poderá ser visto como um breve ensaio sobre o comunismo, está dividido em algumas partes. Cada uma será escrita por semana. E terão em base algumas críticas direcionadas ao comunismo, que aqui serão combatidas e refutadas. Portanto, qualquer dúvida ou crítica, só colocar nos comentários que será o tema de um próximo texto ou, no mínimo, terá uma resposta em algum fragmento dos textos. Mas, é importante entender que não iremos responder perguntas que já foram respondidas. E, vamos sempre utilizar uma visão da mais Marxista possível para analisar os pontos das críticas e utilizar-se-á da razão para refutá-los.Ao compreender: O texto será feito a medida das perguntas do leitor.

  -Comunismo e Religião


  O comunismo pode ser identificado dentre várias religiões. Sim, pelos seus princípios. Assim como pode ser identificado dentro do ateísmo. Pelo modo religioso, está dentro da religião, principalmente da monoteísta. Por que sempre deve ser visto como um meio de alcançar a igualdade entre as massas. Vide Francisco de Assis: Sempre teve tudo que quis na vida, filho de um vendedor de tecidos, era rico demais para época. Não estava familiarizado com o mundo, desconhecia a pobreza, a fome, de fato, nunca tinha visto a população mais pobre. Vivia, pois, em seu mundinho. Até que o mundo bateu em sua porta, e ciente de toda a barbárie que assombrava o mundo naquela época, tentou ajudar a situação dos mais pobres. Doava os tecidos ricos de seu pai para os mais pobres. Logo que isso chegou ao conhecimento do pai, impediu-o de continuar com sua façanha. Então, Francisco de Assis, revoltado com o mundo e a sociedade desigual, parou de usar os tecidos finos de seu pai e passou a usar um tipo de roupa que era usada por pessoas mais pobres e dedicou-se inteiramente para a vida religiosa, pregando sempre a igualdade.

  Mas, acredito que Francisco de Assis não tenha sido o primeiro comunista dentro a religião. Como um religioso que se preze, deve ver algum exemplo dentro da religião para que se possa, assim, espelhar-se. Creio então, que devemos olhar para a base do cristianismo: Jesus! Mas, seria esse o primeiro comunista? Podia ele negar o comunismo mas, era comunista por excelência, pois, seus objetivos e seus meios eram de total igualdade com os objetivos e os meios do comunistas. Pregava , creio eu, o amor ao próximo e a igualdade: Nada mais comunista que isso!

  Agora, como assemelhar comunismo com ateísmo? Ora, o principal da religião é o fato de acreditar em Deus (as teístas) como um soberano, como tudo e assim deve o ser tratado. Mas, o comunismo nega isso. Um comunista que se preze deve sempre colocar a força humana na frente de tudo, colocando, no mínimo, Deus em segundo lugar nos seus objetivos. Não nega sua existência, talvez, mas a considera tão pouco importante, deve-se acreditar na força do homem para mudar, e não na vontade de um Deus.

  Então, um comunista não deve colocar a religião como foco de seus debates, pois, pouco valor ela lhe tem. E, tanto faz ser ateu ou teísta, nenhuma dessas ideologias, se assim as podemos dizer, não interfere na sua crença política: Comunismo.

  Mas, sempre há uma divergência dentre o comunismo e a religião. De fato, causada dentre as várias divergências dentro do próprio meio comunista: Tal quais seus líderes ideológicos. Para começar essa luta, o cristianismo, ao menos parte dele, ainda tem uma má visão do comunismo. Isso é devido a muito esforço capitalista e fascista contra a fantasma vermelho. Tanto disso se está presente na acusação de que o ''comunismo é do demônio''. Ora, e pior ainda é o argumento deles, que diz que Deus quer que os ricos mandem e os pobres sejam explorados. Logo, o comunismo seria uma heresia.

  Essa luta á tomou grandes proporções. Por exemplo do meu professor de história, enquanto estava no bandejão de sua Universidade, o que deve fazer uns anos, ainda era época de ditadura, ''pregando'' o comunismo, foi abordado por uma mulher, que lhe jogou água-benta e o disse: ''Sai daí, Comunismo é coisa de satanás!''. E eu me indago: Será que a religião gera tanta desinformação assim?



Por: Uriel Dias de Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário