terça-feira, 30 de agosto de 2011

Chê. De herói a assassino.

  Por toda a web, uma nova visão do mundo, está localizado a mais fácil forma de se informar. Fácil. Mas, ela é segura e vulnerável ao mesmo tempo. Segura pois, é difícil um escritor querer manipular alguém por aqui, me parece que na frente do computador as pessoas tem mais senso crítico. E vulnerável, pois é incrível a quantidade de pseudo-intelectuais falando as mais grotescas idiotices por seus dedos. São algumas pérolas inacreditáveis. Mas, no meio de tudo isso, estão dispostas várias visões diferente, e divergentes, contraditórias, -e ao mesmo tempo confiáveis- de vários ícones culturais, seja do oriente ou ocidente, e intelectuais. E uma das figuras que mais me chamou a atenção foi o meu amigo Chê Guevara, e as diferentes pessoas contando suas diferentes histórias...

  Bom, todo o texto que li sobre ele, tem realmente algo de verdadeiro. Desde o texto que o trata como um herói da revolução, mesmo que armada, desde o texto que o trata como assassino.

  Pouco se pode saber de fato sobre o Chê. Particularmente, gosto dele. Gosto de seu história, de seu objetivo. Mas, dizer que ele é santo seria pura hipocrisia. Mas, isso pode de maneira determinante ser vista como fruto de seu tempo. Como eu já devo ter dito, nem todo mundo é Gandhi, irmão. Não são todas as pessoas que vão fazer greve de fome e esperar. Na época, falar que ''Vou ficar parado aqui, sem comer, enquanto vocês não param com a corrupção.'' era irrelevante, você morreria de fome e nada mudaria. E, na época, também, era bem fácil de se resolver com uma arma. Simplesmente, você levantava seu AK-47 e fazia uma revolução. Se o governo corrupto não fugisse por bem, cairia pelo mal. Como hoje na Líbia.

  É claro que o fim não justificam os meios mas, ... Que fim era esse! Meu Deus, com o objetivo que ele tinha, até eu, pacifista e humanista,  levantaria uma arma! Sempre sonho com a sociedade marxista, e antes disso, devemos lutar contra a exploração! E é em nome disso que Chê matou. Como disse no começo do parágrafo, não justifica mas, que dá motivo? Dá sim!

  Cada cabeça é um caso. Não se deve, também, julgar Chê de modo tão superficial. Morreram corruptos? Sim. Morreram amigos? Sim. Morreram inocentes? ... Certamente.

  Como vocês viram, a história dele, como de qualquer outra pessoa é questionável, portanto, não a coloquei em evidência nesse post. Querendo saber mais, há centenas de livro, documentários, artigos...

  O importante mesmo é perceber o que é , e o que não é, manipulado. A grande mídia, como um meio de tentar acabar com a ameaça comunista, sempre está tentando distorcer a imagem de grande heróis desse meio político. É isso que tentaram fazer com Chê, e é isso que fazem hoje com o Hugo Chávez e com o MST. Provas disso, há muitas. A mídia defende interesses, manipula as pessoas sob esses interesses, e usa de maneira longínqua. E sua maior manipulação é omissão. E esse meu post foi justamente uma contra-omissão. Nesses vários textos que citei, muito o davam como assassino. Eu o justifiquei mas, não o dei razão., não se engane. Cada pessoa terá um jeito de ver a unidade. Por exemplo, ao meu ver, ele é um herói revolucionário. Mas, é necessário lembrar que ele é Guerrilheiro. Aos olhos de um extremo-humanista, Chê é um filha da ****¹ sanguinário.

Mais sobre o Chê, texto integral. http://pt.wikipedia.org/wiki/Che_Guevara



¹: O uso do palavrão empobrece a linguagem; Utilizei ''****'' pois, não há outro modo de expressar o sentido proposto.


Por: Uriel Dias de Oliveira.

Nenhum comentário:

Postar um comentário