terça-feira, 30 de agosto de 2011

O crescimento da xenofobia na Europa

  De alguns anos para cá temos visto uma movimento em crescente na Europa.A xenofobia(ódio por estrangeiros). Em países como Espanha,Inglaterra,França e Rússia esse movimento já tem muitos adeptos.O atentado à Noruega nesse ano foi um exemplo de ação xenofóbica.

  Na verdade o movimento xenofóbico existe na Europa a um bom tempo.Com a crise econômica o movimento começou a crescer.Os negros são fortes vitimas de preconceito,principalmente na Rússia.Nesse país é comum negros serem agredidos ao andar pelas ruas.Presidentes como primeiro ministro da Itália (Silvio Berlusconi) e o presidente da França (Nicolas Sarkozy) são adeptos a esse movimento.Em maio desse ano Berlusconi deu a seguinte entrevista falando sobre a cidade de Milão:


"Uma cidade islâmica, um acampamento de ciganos, cheia de romenos e assediada pelos estrangeiros, aos quais a esquerda tem dado o direito de votar”.



  Quem mais sofre com esse movimento são os negros africanos,os muçulmanos e os ciganos romenos.O presidente francês tem feito várias medidas que violam os direitos dos ciganos romenos na França.Os europeus consideram o Islã uma ameaça a sua cultura,pois cada vez mais o número de muçulmanos que migram para a Europa aumenta.Os partidos de extrema direita falam que a entrada de imigrantes na Europa acabará com a cultura local.

  A verdade é que em tempos de crise a burguesia coloca a culpa dos problemas em uma cultura diferente,escondendo que o verdadeiro culpado pela crise é ela mesma.Historicamente isso já aconteceu na década de 1920 na Europa,coma a ascensão de ditaduras nazifascistas na Europa.

  Com essas ações preconceituosas a Europa prejudica a si mesma.Esse continente tem a taxa de natalidade bem baixa(abaixo de 1,5 filhos por mulher) e precisa muito dos imigrantes,pois daqui há alguns anos a Europa será o continente mais idoso do mundo e precisará da mão de obra que vem de fora.

  Há no Brasil alguns movimentos xenófobos também.Na região sudeste o movimento contra a imigração de nordestina está crescendo.Grupos neonazistas tem mais adeptos cada vez mais.Na Tijuca(RJ) alguns moradores estão com medo de sair de casa por causa dos neonazistas.

  A xenofobia é um movimento que despreza a razão.É uma solução simplista de partidos de extrema direita que se os adeptos a esse movimento parassem um pouco para pensar veriam o quão estúpidas são as idéias desse movimento.É um dos grandes problemas a ser combatidos no século XXI.

  Fico impressionado como as pessoas são influenciáveis por idéias que historicamente e cientificamente foram  comprovadamente falhas.O grande problema desse tipo de movimento é que existem pessoas que acreditam nessas idéias.



Por:Lucas Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário