quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Revoltas contra a crise neoliberal

  A partir do fim da URSS e a morte dos partidos de esquerda a grande parte dos governos passaram a adotar políticas neoliberais.O neoliberalismo liberou o estado de seus compromissos com a sociedade para comprometer o estado com interesses e finanças internacionais com grandes bancos.Porém a partir do final de 2008 esse sistema começou a entrar em crise.E como em todas as crises que já aconteceram quem sofreu as consequências foi o proletariado.Porém essa mesma classe social não aceitou com passividade a situação. 

  O grande motivo dessa crise econômica é o capital especulativo.Na década de 70 a taxa de rentabilidade estava em baixa.O capital especulativo foi a solução para o problema.Então do final dos anos 70 para cá foi a maneira mais usada para se conseguir lucro.A atual crise é o fruto de todo esse capital especulativo jogado no mercado. 

  Nesses momentos de crise como os governos reagiram?Gastando o dinheiro público para salvar economias privadas.E esse dinheiro que é usado para salvar essas economias é tirado dos gastos com a educação saúde e todas as outros direitos básicos do povo. 

  No início desse ano quando tudo parecia se encaminhar para as economias ficarem estáveis,a crise abalou novamente as economias.E novamente quem sofreu as consequências foi o povo.Porém dessa vez as populações não aceitaram isso com passividade e uma onda de protestos tomou conta de vários países,na maioria das vezes muçulmanos,cujo principal objetivo é alcançar a democracia e europeus,que protestam contra cortes no orçamento público,contra o capitalismo,entre outras coisas.

  O grande problema é que a maioria desses países não tem uma esquerda forte.Como falei no início do texto,com o fim da URSS,todos os partidos ficaram muito parecidos.Então esses movimentos não tem um grande partido defendendo seus interesses no plenário. 

  Neste último domingo no Chile uma marcha pela jornada da família pela educação reuniu quase um milhão de pessoas foram para o parque O´Higgins apoiar manifestações que pedem o fim do lucro na educação.Desde o início do ano o Chile é o país que mais vem lutando contra o neoliberalismo na América Latina,pois tem uma educação praticamente mercantilizada. 

  link para ver o fim da manifestação -  http://www.youtube.com/watch?v=HTr_YOLq2wg&feature=player_embedded  

  O neoliberalismo está em crise.O grande problema é que os governos querem combater a crise neoliberal,sendo neoliberais.Essa é uma crise estrutural,portanto requer uma solução na estrutura do capitalismo,ou uma revolução que mude o sistema. 

  Com o neoliberalismo os governos vendem tudo à empresas privadas,até que não tenha mais nada que seja do estado.Se deixarmos que os governantes continuem a nos tratar assim,daqui a pouco nossas vidas também serão de empresas privadas.O povo não é bobo e não quer que a situação se mantenha assim.Por isso tantas revoltas.



   


  

  
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário