sexta-feira, 26 de agosto de 2011

União Soviética:De sonho à pesadelo

  Em 1917 aconteceu uma revolução das maiores vistas pela humanidade.A revolução bolchevique na Rússia adotou o socialismo,pela primeira vez na história.O país era o sonho de todo proletariado.Educação grátis e de boa qualidade,baixas taxas de mortalidade infantil,reforma agrária.Porém no final desse regime as coisas já não eram mais assim.Como isso aconteceu?Como o sonho de sociedade perfeita não deu certo?

  A grande parte da população russa antes da revolução vivia em péssimas condições.O governo absolutista do czar Nicolau II reprimia violentamente a população.Depois da guerra Russo-japonesa(vencida pelos japoneses) a situação ficou ainda mais precária.Foi então que em fevereiro de 1917 aconteceu  a revolução menchevique.Ela transferiu o regime político de absolutista para o regime republicano.Porém as medidas adotadas pelo governo não mudou a qualidade de vida da educação,continuava tudo muito precário.Então em outubro de 1917 aconteceu a revolução bolchevique,liderada por Vladimir Lênin. 

 Logo depois da revolução explodiu uma guerra civil da Rússia entre socialistas e liberais(ajudados por vários países da Europa com medo do movimento se expandir).A guerra durou 4 anos(1918 até 1922) e foi vencida pelos socialistas. 

  Em dezembro de 1922 foi assinado a Declaração de criação da URSS(Rússia,Ucrânia,Transcaucasiania e Bielorrússia).Depois da segunda guerra mundial o número de países aumenta. 

  A economia estava abalada e Lênin adotou  o NEP(nova política econômica),conseguindo recuperar a economia. 

  Em 1924 Lênin morre e ocorre uma disputa interna pelo poder entre Stálin,que acreditava que primeiro a URSS deveria se desenvolver para espalhar o socialismo para outros povos e Trotsky,que acreditava que acreditava que a revolução devia se expandir pelo mundo.Stálin ficou com o poder.Talvez esse acontecimento tenha mudado a história da URSS.Se a mesma tivesse expandido a revolução pelo mundo,não ficaria isolada economicamente do mundo e o socialismo poderia estar dando certo até hoje. 

  A segunda guerra mundial começou em 1939,porém a URSS só entrou na guerra em 1941,quando foi invadida pelos alemães.Logo após a segunda guerra mundial a mesma saiu como grande potência ao lado dos EUA.Foi a partir daí que começou uma guerra entre esses dois países,onde nunca aconteceu confronto direto entre eles.A guerra fria teve influência em tudo que aconteceu na humanidade de 1945 até 1941. 

  A sociedade na URSS andava a todo vapor.Taxas de desemprego 0,educação e saúde de qualidade para todos.A indústria andava a todo vapor,a ciência desenvolvia novas tecnologias.Por adotar uma posição política nacionalista,não sofria exploração de outros países.A união soviética financiou revoluções socialistas em todo o mundo.Alguns exemplos são Cuba,Coréia do Norte,entre outros. De 1956 até meados de 1970 foi o auge da URSS,como economia,sociedade,tecnologia,tudo.

  A influência soviética era clara no mundo todo.Todos os países tinham uma esquerda forte,inspirada nos ideais soviéticos. 

  Depois da morte de Stálin(1953) a URSS passou a adotar uma posição mais "calma"em relação a guerra fria.Assinou acordos de paz com os EUA e o clima de conflito se amenizou.Até a década de 1980. 

  Os EUA ao final da década de 1970 e início da década de 1980 retomou a guerra fria e a URSS(que ja vinha em crise econômica)afundou a economia soviética.A guerra com o Afeganistão(1979-1989)deu mais custos aos soviéticos.Esses fatores acumulados,além de outras coisas menos importantes acabaram com a URSS.Em 1989 acaba a guerra fria e vários países socialistas tem eleições livres.Em 1991 é declarado oficialmente o fim da URSS.Os capitalistas estariam livres para entrar naquele território. 

  As reais causas do regime socialista não ter dado certo foram várias,mas para mim, quando Stálin assumiu o poder estava declarado que a URSS não daria certo.Naquele momento era a hora de espalhar a revolução,pois é quase impossível manter um regime socialista num mundo capitalista,onde todos os países vão rejeitar o regime. 

  Mas pergunto a você caro leitor se o capitalismo está dando certo.Desde o começo desse sistema estamos sendo explorados por um pequeno número de pessoas.O capitalismo conseguiu levantar várias economias,porém isso não significa que a sociedade vive bem nesses países.País com economia rica não significa que as pessoas dentro vivem bem dentro desse país.Por esse motivo continuo acreditando no socialismo,porém para um regime socialista conseguir sobreviver precisamos viver dentro de um mundo socialista. 


Por:Lucas Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário