segunda-feira, 22 de agosto de 2011

Entenda tudo que está acontecendo na Líbia

   Em maio desse ano a ONU (Organização das Nações Unidas) aprovou aos países que fazem parte da organização que invadissem a Líbia no discurso de proteger os civis das tropas de Muammar Kadaffi.Porém 5 meses depois milhares de civis foram mortos. Entenda os reais motivos, e o que há por trás dessa invasão.

  A política nacionalista de Kadaffi nunca agradou os ocidentais. Quando o mesmo assumiu o governo em 1970 decretou a nacionalização das empresas, dos bancos e dos recursos petrolíferos do país. Com essa nacionalização os EUA perderam muitas reservas de petróleo que seriam exploradas por suas empresas.

  Cinco meses depois da ONU aprovar a invasão à Líbia, vemos um país destruído. E quem pode reconstruir a estrutura desse país?As empresas estado-unidenses e europeias. Em um momento de crise econômica nada melhor do que uma guerra para reerguer uma empresa.

  Ao invés de apenas proteger os civis, as tropas aliadas escolheram um lado claro para apoiar na guerra. A oposição à Kadaffi.Essa oposição é formada  por ex-ministros e ex-generais de do governo líbio e chefes tribais,que são a favor de uma democracia liberal.

  Ao contrário do designado pela ONU as tropas aliadas não estão atacando as tropas de Kadaffi,mas sim áreas civis,onde deveriam estar protegendo.

  .A ONU nunca deveria ter aprovado os aliados a invadir a Líbia, pois os conflitos entre o governo Líbio e a oposição se desenhavam como uma guerra civil no início, portanto, não cabia as intervenções de potências estrangeiras.

  Guerras acontecem a todo tempo sem a intervenção da ONU. Mesmo ocorrendo várias revoltas violentas no mundo árabe e o único país a ser invadido foi a Líbia. Gostaria de deixar claro que não estou defendendo o governo Kadaffi nesse post, somente esclarecendo as mentiras contadas pela mídia e pelos governos.



 
 

   Por: Lucas Rodrigues

Nenhum comentário:

Postar um comentário