sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Mídia; Manipulação, interesses e ditadura.

  Antes de começar a falar de mídia (lê-se Grande Mídia), e necessário uma pequena ideia, ou definição do que seja. Segundo a wikipédia, que nem sempre é muito confiável (neste caso é), mídia é o seguinte:
  Grande mídia é uma expressão usada para designar os principais veículos de um determinado sistema de comunicação social, considerando os setores tradicionais - emissoras de rádio e TV, jornais e revistas. O termo não tem uma origem historicamente delimitada mas pode estar ligado à literatura acadêmica produzida pela escola da teoria crítica da comunicação e a conceitos como indústria cultural e comunicação de massa, surgidos ao longo do século XX.

  Mas, há muito mais por trás dessa máscara. Ao longo da nova história do Brasil, definida principalmente pelo século XXI, a mídia se mostra como um forte meio de manipulação social das massas. A grande mídia no Brasil é representada principalmente, na tevê, pela Globo, nos jornais, pela Folha, e qualquer revista que não seja independente. Muitas pessoas negam a influência da mídia sobre as pessoas. Eu tenho provas que influência sim. Por exemplo, as diversas 'manipulações' que afetaram DIRETAMENTE o resultado de algumas eleições. Se quiser saber mais sobre o assunto, está aqui o assunto completo: http://poscom.tempsite.ws/wp-content/uploads/2011/05/Leandro-Colling.pdf



  O jeito mais usado de manipulação por meio da mídia é a omissão de fatos, e a criação de outros. Como, por exemplo, o caso atual da juíza que foi morta por uma quadrilha de extermínio. Mesmo a mídia sabendo que a juíza TAMBÉM FAZIA PARTE de uma quadrilha de extermínio, omitiu esse fato, que é crucial. Também, já agiu omitindo (desculpe a repetição, não há palavra mais adequada) parte do discurso para a presidência de um candidato, fato que pode ter um grande peso durante uma decisão eleitoral.

  Não é são tão raros assim os casos de manipulação. Lembram da Erenice? Lembrar de Palloci? Então... Eu  acredito, também, que a mídia brasileira está intimamente familiarizada com a centro-direita, como o PSDB. Senão, qual o motivo de tantos ataques ao PT? Não defendo o PT mas, está claro! Eu não ouvi a mídia cair em cima do Aécio Neves, do Jair Bolsonaro...Claro que pessoas como Erenice e Palloci podem, sim, ter cometido alguma irregularidade mas, não justifica tanta atenção da mídia. Assim como o escândalo do mensalão. Eu era muito novo na época de FHC mas, acredito que a mídia não tenha dado informações cruciais sobre as privatizações.

  Não é só a mídia que vem manipulando diversos cidadãos do Brasil atualmente. Manipulação por meio da igreja, e até mesmo da escola, que dificulta, não impede a manifestação de senso crítico pelos alunos.

  Mas, nem tudo no Brasil é tragédia, ainda existe a mídia, em jornais impressos, e poucas vezes na tevê que se importam em informar a população sobre os ocorridos, sem a máscara da omissão! Para exemplos de jornais assim, podem ser citados 'Brasil em Fato' e 'Carta Capital', que por serem independentes tem a assinatura muito cara.


  Então, o grande problema da mídia é que ela não é informativa, como devia ser, e é muito opinativa. E já se foi o tempo em que se devia lutar pela liberdade de imprensa, hoje o que vale é lutar contra a ditadura da imprensa!





Nenhum comentário:

Postar um comentário