domingo, 28 de agosto de 2011

Sobre a vida e o pós-morte.

  Entre o pouco espaço que tenho no meio dos estudos, das correrias e das felizes ocorrências de meu dia-a-dia, encontro, mesmo um pouco, tempo para pensar. E nesses tempo que veio me por acaso um pensamento sobre a morte.É o que vou tentar desenvolver neste texto, boa leitura.


  Sobre a vida após a morte, pouco se sabe, nada se aprova. Tudo que temos é uma grande divergência de crenças, opiniões... Mas, toda a opinião sobre a morte tem uma crença em que se encaixa.
  Deixemos de tentar achar razão no fim da vida, pois a morte não é nada além disso, e passemos a achar um sentido para vida. Esse sentido, é a morte. Imagine o quão chata e incompreensível seria a vida sem a morte. Nós poderíamos fazer o que quiser, viveríamos para sempre.

  Eu, como bom ateu que sou, não vejo a morte como um fim. A vejo como uma causa, uma razão. Um objetivo. Caso a morte não me ocorresse, estaria perdido. E, contudo, morrerei. E depois, o quê? ... Muito há de se pensar nesta pergunta. Um cristão diria: ''Céu ou Inferno'', um ateu diria algo como ''Nada mais acontece, cabou''. É aí que meu ateísmo é posto a prova. Como assim, nada? Eu estudei vivi, amei, li, corri, pra nada? Neste instante, a morte deixa de ser objetiva, e passa a ser nilista.

  Quanto ao céu e ao inferno, também não consigo me ver aí. Acredito que isso foi sim, uma grande estratégia de manipulação da Igreja Católica-Apostólica-Romana, que perdura até hoje. Na época, dizia-se que os bons mereceriam o céu, os maus mereceriam o inferno. Sendo que, o ''bom'' da época era ser pobre, pois, era essa a humildade que Jesus queria. E o ''ruim'' era o rico. Pouco concordo, pois, nunca vi nenhum rico querendo ser pobre só para ter seu lugar ao céu.

  Sobre este assunto, não há conclusão. E se prender a uma convicção sobre um pós-morte pode ser bem indesejável quando se está errado. Nunca vi ninguém voltar da morte me dizendo pra onde vai, pra onde iria... Mas, creio que não nos existe outro plano astral diferente deste. E, com a visão científica da morte, nada nos acontece. Faz parte da natureza, nós morremos, e essa é a única verdade que se pode chegar quanto a morte.

Um comentário:

  1. Olá! Conversava com um novo amigo ontem quando ele me falou do "Protesto, logo penso". Sem dúvidas, é um ótimo trabalho de vocês, meninos, parabéns! Esse post, em particular, me chamou muito a atenção. Às vezes penso em morte e não consigo imaginar nada após a mesma. Não sou ateia, mas sou super contra religiões e as vejo com fontes lucrativas, e, a verdade é que isso de céu/inferno não entra em minha cabeça. Enfim, eu não vejo nada além da morte e super concordo com o autor do texto, é mesmo difícil quando nos deparamos com a pergunta: "Só isso?" Mas o importante é que vivamos a vida que nos é certa da melhor maneira, fazendo o bem, tentando melhorar a realidade dos que virão a habitar esse planeta depois. Parabéns pelo blog, abração!

    http://geracoca-cola.blogspot.com/

    ResponderExcluir